NOTÍCIAS

Grupo Vansil apoia o Dezembro Verde.

Campanha promove conscientização sobre guarda responsável e combate o abandono e os maus-tratos contra animais.

O Grupo Vansil acredita que um mundo melhor só é possível se vivermos em harmonia – o que significa respeitar não apenas os seres humanos, mas também o meio ambiente. Em sintonia com essa linha de atuação, aderimos incondicionalmente ao Dezembro Verde, campanha que tem como objetivos incentivar a guarda responsável e conscientizar sobre abandono e maus-tratos contra animais.

Segundo divulgado, o Brasil não dispõe de estatísticas oficiais nessa área. Mas estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, atualmente, são cerca de 30 milhões de cães e gatos em situação de abandono. Se considerarmos outros animais – de pequeno, médio e grande portes -, o quadro é ainda mais alarmante.

É fundamental observar que estamos tratando também de saúde pública, Afinal de contas, animais relegados à própria sorte estão sujeitos a uma série de doenças, inclusive transmissíveis a seres humanos. Além disso, há a questão da reprodução descontrolada e os riscos de acidentes, nas zonas rural e urbana.

Outro dado relevante: abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. A Lei Federal nº 14.064/20 determina pena de detenção de até cinco anos aos infratores.

RESPONSABILIDADES DOS TUTORES DE ANIMAIS
Dezembro foi escolhido como o mês para a campanha porque o final de ano é uma época em que há expressivo crescimento no número de casos de abandono. Problemas de comportamento dos animais, alterações na rotina da casa, mudança de endereço e viagens são apontados como os principais motivos.

Cabe, então, refletir bastante, antes de adotar um companheiro. A família deve ter condições de arcar com as responsabilidades e alguns questionamentos são pertinentes.

– Todos estão de acordo com a chegada do animal?

– O local é adequado para abrigar o novo amigo confortavelmente?

– Em caso de viagens ou longos períodos de ausência dos tutores, o pet terá com quem ficar?

– A família tem tempo e disposição para cuidar adequadamente do animal e para brincar e passear com ele?

– Haverá condições de fazer consultas regulares ao médico-veterinário?

A guarda responsável é fundamental para a garantia do bem-estar dos animais. Também é importante levar em conta o porte do pet e seus padrões de comportamento.

Por exemplo: um cão grande e brincalhão pode ser uma excelente companhia. Mas, ele terá dificuldades de adaptação em um apartamento com espaço reduzido. E isso certamente prejudicará o dia a dia da família.

Uma boa opção é consultar um médico-veterinário, antes de decidir. Ou outros profissionais capacitados, que têm condições de orientar os tutores.

DIREITOS DOS ANIMAIS
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi criada em 1977. É composta por 14 artigos, que reiteram que os animais são seres sencientes, ou seja, sentem emoções positivas e negativas.

O documento é referência em todo o mundo para a elaboração de leis que garantam existência digna a animais – pets, silvestres e mesmo os que são criados para produção de alimentos.

O Dia Internacional dos Direitos dos Animais é celebrado em 10 de dezembro, data que faz referência à oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948.

DENÚNCIAS DE ABANDONO E MAUS-TRATOS
Sempre que tomar conhecimento de casos de abandono ou maus-tratos, denuncie. Procure pela delegacia de polícia mais próxima. Ou entre em contato com órgãos que defendem os defesa dos animais.

É necessário que você reúna provas ou, ao menos, depoimentos de testemunhas. Assim, as autoridades têm melhores condições para tomar as medidas cabíveis.

Conheça alguns canais disponíveis para encaminhar denúncias.

Delegacia Eletrônica de Proteção Animal – estado de São Paulo
www.ssp.sp.gov.br/depa

Polícia Ambiental – estado de São Paulo
denuncia.sigam.sp.gov.br
ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
0800 61 8080
linhaverde.sede@ibama.gov.br

Ministério Público Federal
mpf.mp.br/servicos/sac

Polícia Militar
190

Disque Denúncia
181

Zelar pelo bem-estar dos animais é um dever de toda a comunidade. Instituições que se dedicam a essa causa são um excelente apoio, facilitam em muito as ações de prevenção e proteção.

Procure conhecer as que atuam em sua cidade e ajude seus responsáveis a mantê-las em funcionamento.

Abrace esta causa! Todas as vidas merecem viver.

#SobONossoCuidado #SouMaisVansil #DezembroVerde #GrupoVansil

EnglishPortugueseSpanish