NOTÍCIAS

Berne, também conhecido por dermatobiose, é uma infecção de pele causada pela presença da larva da mosca Dermatobia hominis, comum no Brasil e popularmente conhecida como mosca-varejeira. Essa infecção ocorre principalmente em animais de campo e animais de estimação, e pode acontecer inclusive em ambiente urbano.

Como ocorre a infecção?

As fêmeas da mosca varejeira depositam seus ovos no abdômen de outras espécies de moscas (mosca-dos-chifres, mosca-dos-estábulos e mosca doméstica), e estas sim irão depositar as larvas no animal. Normalmente, a exposição de ferimentos atrai estas moscas, favorecendo o ciclo da Dermatobia hominis.

A larva então penetra a pele do cachorro, mantendo um orifício aberto que utilizará para respirar. Seu ciclo dura cerca de 40 dias, e durante este período permanecerá no animal se alimentando dos tecidos. Se não houver tratamento e a larva não for retirada antes que o ciclo se complete, o orifício pode ficar aberto causando uma grande inflamação.  Às vezes,  o berne é absorvido pelo organismo e a ferida fecha, mas é mais raro.

O maior problema dessa infecção é o desconforto causado pela presença do berne no animal.  Ao redor da larva existem pequenos espinhos, e quando o parasita se movimenta dentro da pele do animal gera dor e coceira. Com o tempo, uma infeção oportunista pode se instalar, e o quadro pode evoluir para algo mais grave.

Prevenção e tratamento

O ciclo da mosca-varejeira, como já citado, envolve outras espécies de moscas. Portanto, o controle dos insetos seria bastante complexo. O ideal, nesse caso, é utilizar repelentes diretamente nos animais, e cuidar da higiene do ambiente. Se o animal possuir machucados ou feridas cirúrgicas, é importantíssimo proteger com produtos veterinários que afastem as moscas, prevenindo infecções futuras

O primeiro passo do tratamento é a correta higienização da região para em seguida aplicar um produto que mate a larva, desinfete a região e auxilie na cicatrização. Somente o médico veterinário poderá avaliar se é necessário retirar manualmente a larva, pois isso depende do estágio do ciclo e da situação da ferida e do animal. E o produto mais indicado para evitar e tratar o berne é o Max Prata, da Vansil Saúde Animal.

Max Prata é um medicamento em aerossol com ação antisséptica,  bernicida, larvicida, hemostática, cicatrizante e repelente, que fornece o conjunto perfeito para a prevenção e tratamento de berne e outras doenças causadas por moscas, como a miíase por exemplo.  Sua aplicação deve ser feita diretamente na ferida e bordas permitindo uma maior proteção contra insetos, além de estimular a cicatrização.

Para diminuir o incômodo causado por insetos, a Vansil conta ainda com o Citronat, repelente em spray a base de citronela, que pode ser borrifado diretamente nos animais e instalações.