NOTÍCIAS

No último dia 09 de setembro, o Rancho J.A. localizado às margens da Rodovia Washington Luis, km 250, na cidade de Ibaté/SP, realizou mais um evento de 3 Tambores, com o apoio da Vansil Saúde Animal que forneceu Kits para os vencedores. A prova é oficializada pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).

 

PROVA 3 TAMBORES

A prova é uma atividade de velocidade, cujo objetivo é contornar três tambores que ficam cerca de 30 metros de distância entre um e outro, em um percurso triangular, no menor tempo possível.

Assim que o focinho do animal cruza a linha de partida, um dispositivo eletrônico (fotocélula) inicia a contagem do tempo. Os competidores partem em direção ao primeiro tambor e devem contorná-lo com um giro de 360° da esquerda para a direita. O segundo e o terceiro tambor devem ser contornados também em uma volta de 360°, só que da direita para a esquerda. Após isso, os participantes devem ir até à linha de chegada.

Se a amazonas ou o cavaleiro desejar, o percurso também pode ser feito partindo da esquerda, e terminando as outras duas voltas pela direita. Caso ele derrube um tambor, terá cinco segundos a mais no tempo final, isso válido para cada tambor derrubado. Cair do cavalo também gera desclassificação.

Outra maneira em que o competidor pode ser desclassificado é se o cavalo apresentar ferimentos que podem ter vindo de maus tratos como chicote ou espora. O cuidado com os animais é essencial nesse esporte. Além da saúde do animal, o tratamento correto ajuda a aumentar a sintonia do competidor com o cavalo.

Todo competidor deve ser pesado junto com o equipamento, incluindo manta freio e sela, após cada apresentação. O peso mínimo exigido é de 65 Kg, mantas extras. Como enchimentos, são permitidas para complementar o peso.

É um esporte que envolve disciplina, treinamento, força e beleza.